a propósito da dívida pública e do seu aumento (2)

Dívida_pública_de_PortugalPor mais que este assunto custe à oposição, principalmente ao Partido Socialista, a verdade é que a desorçamentação levada a cabo nos governos do “engenheiro” fizeram com que muita dívida ficasse fora do perímetro de consolidação orçamental. A entrada da troika em Portugal veio clarificar essa situação, com o consequente aumento da dívida pública.

«Recordo que uma parte muito significativa do saldo atual da dívida pública resulta de sucessivos alargamentos do perímetro de consolidação orçamental, a partir de 2011, que passou a integrar as empresas públicas reclassificadas (EPR). Mais precisamente, no 3º trimestre de 2014 a dívida dessas empresas ascendia a 20% do PIB. (Em Março 2011 são reclassificadas a Refer, Metro Lisboa e Metro Porto (a que acresceu em Abril a reclassificação de 3 PPP); em Abril 2014 é incluída a dívida da CP, Carris e STCP; em Setembro 2014, entra em vigor o SEC 2010, com reclassificação da CP já sem impacto, porque a dívida tinha sido incluída em Abril). Estes esqueletos socialistas tinham sido literalmente varridos para baixo do tapete.

Sem a sua inclusão, a dívida pública teria estabilizado em torno dos 110% do PIB, antes de começar a diminuir. Mais de 10% do incremento total da dívida pública, desde Junho de 2011 à atualidade, deve-se à reclassificação das referidas empresas, que teve por efeito uma melhoria considerável da transparência das Finanças Públicas, tal como já reconhecido por várias entidades.» (daqui)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.