livros que vou lendo (4)

a história da pide“A História da PIDE”, de Irene Flunser Pimentel

Sinopse:

«Criada em 1945, a partir da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE, 1933-1945), a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), que mudaria de nome para Direcção-Geral de Segurança (DGS) em 1969, foi a polícia política do regime ditatorial que vigorou em Portugal até 1974. Serviu, por um lado, para intimidar e, deste modo, prevenir a contestação pública ao regime, bem como, por outro lado, para destruir a oposição organizada contra o Estado Novo.

Na presente obra analisa-se a forma como a polícia política reprimiu, nos vários sectores da sociedade portuguesa, todos aqueles que revelavam qualquer dissidência social, política e até religiosa relativamente ao regime, tentando responder, entre outras, às perguntas: como se estruturava e quais eram os seus métodos, desde a vigilância, à captura, ao interrogatório, à investigação e à instrução dos processos? Quantos e quem foram os detidos políticos? Como era a vida nas prisões da PIDE/DGS? De que forma decorriam os julgamentos políticos nos tribunais plenários? E quais eram as relações entre a polícia política e o aparelho judicial político? Por fim, descreve-se de forma breve como a DGS soçobrou no dia 25 de Abril de 1974.

Um importante trabalho sobre a nossa história mais recente, a levar-nos aos calabouços da PIDE, aos meandros do poder político e a um dos lados mais negros do Estado Novo.»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.