“encanar a perna à rã”

Há certas situações que ultrapassam a minha modesta capacidade de entendimento. Não, não estou a falar dos derrotados de 4 de Outubro terem elevadas probabilidades de (des)governarem este país.

Estou a falar, sim, de estarmos dotados de uma constituição e de uma lei eleitoral ultrapassadas temporalmente, que necessitam, urgentemente, de reformulação. Não é compreensível que, em pleno século XXI, numa era onde as tecnologias da informação e da comunicação assumem um papel cada vez mais importante nas nossas vidas, que se demorem 10 dias após as eleições a contar os votos dos portugueses residentes no estrangeiro! Não é compreensível que exista tanto formalismo, que se tenham que dar tantos passos com vista a endereçar um convite para formar um governo!

As eleições legislativas foram a 4 de Outubro! Entre apuramento eleitoral, convites, negociações, tomadas de posse e votação do programa de governo, já passou mais de um mês. Ao que parece, ainda não será nesta semana que a coisa avançará: o Presidente da República tem uma importantíssima visita de Estado à Região Autónoma da Madeira, que não pode ser adiada (ou mesmo cancelada).

Pelo menos, num aspecto, a Grécia está mais avançada que nós: no dia seguinte às eleições já existe governo! Por cá, “encana-se a perna à rã”!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.