medalhas: uma sugestão

ama1Desde 2014 que o Município de Almeirim tem vindo a distinguir os almeirinenses que, ano após ano, se vão destacando nos mais variados sectores da nossa sociedade. Este ano não vai ser excepção, conhecendo-se já alguns dos nomes que irão ser homenageados.

Devo dizer que concordo em absoluto com estas distinções. Em todas as sociedades há sempre aqueles que se destacam dos restantes pelos seus feitos, pela sua dedicação a uma causa, pela sua história de vida, pelo seu esforço, e que devem ser vistos como um exemplo a ser seguido, principalmente pelos mais novos.

Não tendo nada a obstar às distinções, tenho que criticar a forma como as cerimónias têm ocorrido. Sendo um momento em que se vão distinguir os melhores almeirinenses, creio que a cerimónia deveria estar carregada de alguma solenidade. E se a primeira cerimónia, realizada em 2014, teve alguma carga solene (ocorreu no Cine-Teatro de Almeirim, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal), a do ano passado perdeu toda a importância que é merecida. Apesar de se ter realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, antecedeu uma sessão ordinária da Assembleia Municipal com uma ordem de trabalhos algo extensa, não permitindo que a cerimónia em si se distendesse no tempo. Por certo que os presentes teriam gostado de ouvir mais umas quantas histórias contadas pelo D. Francisco de Mascarenhas e apreciar, por mais uns minutos, a maestria de Custódio Castelo.

Desconheço o que está a ser preparado para a cerimónia deste ano. Presumindo que não será muito diferente da realizada em 2015, deixo aqui uma sugestão. Junho é, por excelência, o mês em que se comemora Almeirim! Por que não realizar esta cerimónia em Junho, numa sessão solene da Assembleia Municipal especificamente convocada para este efeito? Esta cerimónia decorreria livremente, sem a pressão inerente ao cumprimentos de horários que a realização, imediatamente a seguir, duma sessão ordinária, acarretaria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.