o tempo é dono da razão

tilia cemitérioHá uns anos atrás, a maioria socialista na Câmara Municipal de Almeirim elegeu como uma das principais obras, a construção de um silo automóvel no espaço do parque de estacionamento localizado entre as ruas Bernardo Gonçalves e D. Gonçalo da Silveira. Felizmente, não passou duma mera intenção. Para além dos danos estéticos que tal obra causaria naquela zona da cidade, seria mais um elefante branco, mais um investimento em betão que não teria qualquer retorno para os cofres do município.

Vem esta recordação a propósito da intenção que os actuais executivos, municipal e da freguesia de Almeirim, têm em construir um forno crematório no cemitério de Almeirim.

Estou em crer que esta é uma decisão estratégica acertada! Desde logo porque há uma mudança de mentalidades. A população está mais aberta a esta prática funerária. Se antigamente havia uma grande recusa por parte desta em adoptar a prática da cremação, nos dias que correm são cada vez mais aqueles que a preferem à inumação. Depois, há que realçar, uma vez mais, a excelente localização de Almeirim por um lado e, por outro, a  não existência de nenhum equipamento deste tipo na região (o mais próximo situa-se na Póvoa de Santa Iria).

Mas, acima de tudo há que registar, também, uma alteração na forma de pensar de quem dirige os destinos da freguesia e do concelho. Parece haver uma maior preocupação, não só no tipo de investimento a realizar como, também, em procurar diversificar as fontes de financiamento.

Durante os três mandatos em que fiz parte da Assembleia de Freguesia de Almeirim sempre defendi que a maior freguesia do concelho, a que mais população tem e a que mais riqueza produz, tivesse mais atribuições. Durante esses quase 12 anos sempre mantive a mesma linha de pensamento, que muitos confundiram com obstinação e, até, teimosia. Fico contente por saber que, afinal, tudo o que disse e escrevi durante esse tempo não era assim tão descabido.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.