mexericos e indignidade

joseantoniosaraiva_eu-e-os-politicosConfesso que durante muito tempo admirei o Arqº Saraiva, enquanto director de “O Expresso” e de o “Sol” e lia com atenção as suas crónicas. Comprei o seu livro “Confissões”, publicado depois de ter saído do Grupo Impresa e onde, para além de relatar os últimos tempos neste grupo, contava alguns revelações (ou confissões) de políticos da nossa praça, ao mesmo tempo que emitia considerações sobre eles e revia-me em algumas delas.

Mas, escrever sobre os segredos íntimos… Sim, nós temos uma certa tendência para o voyeurismo (Big Brothers e Casas dos Segredos são exemplos disso)… Que necessidade havia de tornar esses segredos públicos? A resposta talvez se encontre nestas linhas.

«Eu e os Políticos é um exercício egocêntrico e desesperado de um homem que se quer colocar na ordem do dia, quando os dias já o tinham metido na ordem. Escuda-se que já não é jornalista, como se o dever de manter segredos ou sigilo se esvaísse assim que se tira o casaco. Revelam-se segredos privados alheios, supostas conversas íntimas e confissões desprovidas de qualquer interesse público, feitas ao abrigo de uma relação de confiança com um suposto jornalista com ética, que afinal não passava de um homem fraco, como o barbeiro de Midas. Não sei o que me indigna mais: se a imoralidade e ilegalidade (sim, há aqui crimes de devassa da vida privada, violação e aproveitamento indevido de segredo) destas revelações, se o ridículo da importância que um pequeno homem de pequeno mundo vê nelas.

Não há nada de importante neste livro, nenhuma história de bastidores minimamente relevante. Apenas insignificantes mexericos, tristes considerações e, sobretudo, uma indignidade contagiosa.» (daqui)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.