os “doutores”

escola-gestao-instituto-politecnico-santarem

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém

Iniciei, há precisamente oito anos, o meu percurso académico no ensino superior politécnico como aluno do curso de Administração Pública da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, grau de licenciatura que concluí nos três anos previstos no plano de estudos. Para além da frequência positiva a todas as unidades curriculares, tive ainda que redigir, apresentar, discutir e defender um trabalho final de curso, para que pudesse concluir a licenciatura com sucesso. Não usufruí, por isso, de qualquer tipo de ajuda para a conclusão do curso.

Quando me candidatei ao ensino superior, incentivado por amigos, foi com o objectivo de enriquecimento pessoal e, também, porque na altura estava envolvido na política autárquica e acreditava que a licenciatura seria uma mais-valia. Nunca o fiz por vaidade, nem muito menos para que me pudessem tratar por “senhor doutor”, coisa, aliás, que abomino!!! Doutores, para mim, são os licenciados em medicina e, quanto muito, os advogados. Doutores são aqueles que, com base num trabalho de investigação científica, são aprovados nas rigorosas provas de doutoramento. Todos os que terminam uma licenciatura são, apenas e só, licenciados!

Somos um país onde possuir um título significa mais do que se ser alguém. É neste afã de se querer ser “doutor” a todo o custo que uns que obtém umas creditações e concluem, num único ano, os três da licenciatura; outros são-lhes feitos exames aos domingos; e outros, ainda, que apesar de nunca terem terminado a licenciatura, também são tratados por “doutor”!!!

E esta, hein???

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.